O cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como “Cometa do Diabo”, esteve visível nos céus brasileiros durante todo o mês de abril, mas será mais fácil de ser visto nesta terça-feira. O cometa atingiu o periélio (seu ponto mais próximo do Sol) no dia 21 e deverá atingir o brilho máximo no dia 23 de abril, quando será melhor visível.

No entanto, você deve usar binóculos se quiser ver o objeto celeste porque não há garantia de que ele será visível a olho nu. O apelido do cometa refere-se ao seu formato de chifre, que é resultado da pressão da radiação solar formando uma espécie de cauda “torcida” de gás e poeira. Os cometas do diabo muitas vezes brilham intensamente devido a explosões de gás e poeira que escapam sob sua superfície.

Como observar o cometa do diabo?

Conforme recomendado para qualquer observação do céu noturno, é mais provável que você veja cometas em locais escuros e com pouca luz artificial.

Outro ponto importante no caso do Cometa do Diabo é também descobrir onde está o horizonte, como o céu limpo no oeste, pois o corpo celeste aparecerá muito baixo.

E embora se diga que o corpo celeste é visível a olho nu, o uso de binóculos ou telescópio também é recomendado para quem não quer perder a experiência.

Onde e quando?

Para tentar localizar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar para oeste, perto do horizonte, logo após o pôr do sol, quando o cometa está mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará sob a constelação de Touro, e em maio, sob a constelação de Órion.

O horário em que o corpo celeste fica visível irá variar nas diferentes regiões do Brasil devido às diferenças nos horários do pôr do sol. Na região Norte, a expectativa é que o cometa fique visível até por volta das 19h50 no Acre, já que o estado fica no extremo leste do país.

Na costa Nordeste, extremo oeste do país, o cometa aparecerá entre as 17h45 e as 18h20. Por estarem mais próximos da Linha do Equador, o Norte e o Nordeste terão mais chances de observar a estrela em grandes altitudes do que o restante do Brasil, já que o cometa aparecerá bem próximo ao horizonte.

Compartilhar com:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *