Após múltiplas erupções de um vulcão em uma ilha remota da Indonésia nesta quarta-feira, 17, autoridades ordenaram que centenas de residentes evacuassem depois de levantaram preocupações de que ele pudesse cair no mar e causar um tsunami.

Um vulcão de 725 metros de altura na ilha de Luang, chamado Monte Luangem, em Sulawesi do Norte, entrou em erupção pelo menos cinco vezes desde a noite de terça-feira, enviando nuvens de lava e cinzas vulcânicas a milhares de metros de altura, informou a Agência de Vulcões do país.

O diretor-geral da agência, Hendra Gunawan, disse que as autoridades elevaram o nível de alerta do vulcão para o nível mais alto e alertaram as pessoas para não se aproximarem a 6 quilômetros do cume, pois partes do Monte Luang poderiam desabar na água e causar um tsunami, como ocorreu em 1871.

“A erupção do Monte Luang está ganhando força e expelindo uma nuvem quente com cerca de 1,7 quilômetros de comprimento”, disse ele à agência de notícias estatal Antara, acrescentando que a erupção foi causada por recentes terremotos na área.

O Monte é um estratovulcão, geralmente de formato cônico, com lados relativamente íngremes devido à formação de lava viscosa e pegajosa que não flui facilmente. Segundo os vulcanologistas, os estratovulcões costumam apresentar erupções explosivas devido ao acúmulo de gás no magma.

Imagens dramáticas da erupção de quarta-feira mostraram nuvens de cinzas e fluxos de lava brilhantes subindo para o céu, acompanhados por relâmpagos. As fotos também mostram a evacuação dos moradores.

As autoridades dizem que cerca de 800 residentes de Koh Luang foram temporariamente realocados para a vizinha Koh Taglandan. já as pessoas em Taglandan devem ter cuidado com a queda de rochas em brasa e com a chegada de nuvens de calor, alertaram as autoridades. Nenhuma vítima foi relatada.

A Indonésia, um arquipélago do Sudeste Asiático com 270 milhões de habitantes, abriga mais de 120 vulcões ativos, mais do que qualquer outro lugar do mundo. Encontra-se no Anel de Fogo do Pacífico, um arco de falhas sísmicas de 64.000 quilômetros de extensão que circunda o Oceano Pacífico.

Em 2018, o vulcão Anak Krakatau, na Indonésia, entrou em erupção e desabou no mar, provocando um tsunami que atingiu as costas das principais ilhas de Java e Sumatra, matando mais de 400 pessoas.

Compartilhar com:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *