Foto: Reprodução/UOL

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro chegou em Brasília neste domingo (28), para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma reunião nesta segunda-feira (29). Maduro também participará da cúpula de líderes da América do Sul juntamente com outros 11 presidentes, o evento está previsto para ocorrer nessa terça-feira (30) em Brasília. É a primeira vez que maduro visita o Brasil desde 2015, quando esteve na posse da ex-presidente Dilma Rousseff.

            “Na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residemnessa faixa, entre elas os povos Yanomami”, informou a nota do Ministério das Relações Exteriores sobre a reunião do presidente Lula com Maduro.

             Segundo o Ministério, a cúpula que acontecerá em Brasília com os 11 países, tem como objetivo promover um diálogo “franco” entre todos os envolvidos, identificar “fatores em comum”, debater perspectivas para a região e “reativar a agenda de cooperação sul-americana em áreas- chave”

            Os países que estão previstos para estar na cúpula são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. Somente a presidente do Peru, Dina Boluarte, não irá comparecer ao encontro.

Compartilhar com:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *