Após viver o Homem de Ferro por mais de dez anos, Robert Downey Jr., 59, retorna à franquia como um novo personagem. No último sábado, 27, na San Diego Comic-Con, ator norte-americano foi anunciado como Doutor Destino nos próximos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o Doutor Destino é o alter ego de Victor von Doom. Ele aparece pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel na revista “Quarteto Fantástico #5”, de 1961. O vilão usa uma máscara de ferro e uma armadura e é considerado uma das mentes e cientistas mais brilhantes da Terra, segundo a base de dados da Marvel.
Na faculdade, ele conhece um aluno tão brilhante quanto ele, Reed Richards, o Senhor Fantástico, que acaba se tornando seu maior adversário. Quando uma máquina que criou explode e deixa várias cicatrizes em seu rosto, ele culpa o colega. A partir desse sentimento de revolta, nasce o Doutor Destino.
Ele volta para sua terra natal Latvéria, um país fictício, na Europa, derruba o líder e assume o poder, com o objetivo de dominar o mundo. Entre seus esquemas para atingir o objetivo, ele entra em conflito com o Quarteto Fantástico.
Ao longo dos anos, ele se tornou um dos grandes antagonistas da editora, porém, as coisas mudaram após os eventos da saga Guerras Secretas (2015), em que o vilão havia se tornado poderoso ao ponto de remoldar o mundo à própria imagem antes de ser detido pelos heróis da Terra. Após o evento, ele se torna protagonista da HQ Infamous Iron Man (Infame Homem de Ferro, em tradução livre). Criada pelo roteirista Brian Michael Bendis em parceria com o artista Alex Maleev, a revista mostrou von Doom insatisfeito com o período em que agiu como um deus e decidido a fazer o contrário. Assim, ele tenta fazer o bem e se torna um aliado de Tony Stark.
Acontece que o Homem de Ferro entra em coma após os eventos de Guerra Civil II (2016), o que inspira Victor a assumir a armadura e fazer o bem como um novo Homem de Ferro. Esse é o início de uma curta carreira heróica do ex-vilão, que termina após um confronto com o vilão Capuz e outros vilões. Depois do confronto, ele retorna para seu lar, a Latvéria, que foi tomada pelo caos durante o período em que esteve ausente e atuando com herói.
Essa história se torna curiosa graças aos eventos dos cinemas. Se nas HQs o Doutor Destino assumiu o manto de Homem de Ferro na ausência do herói, nas telonas é o ex-Tony Stark quem vai se tornar o novo Victor von Doom. Resta saber como o MCU vai lidar com a mesma figura icônica transitando entre os dois papéis.
A presença do então Homem de Ferro no MCU como Doutor Destino foi confirmada nos próximos filmes dos Vingadores, “Apocalipse” e “Guerras Secretas”, que devem chegar aos cinemas em 2026 e 2027, respectivamente.