Rio Branco, o Rio de Roraima - FMCJS

O principal rio de Roraima, o Rio Branco, afundou 20 centímetros em quatro dias, chegando a 2 centímetros nesta quarta-feira (14), sendo o nível mais baixo de 2024. Os dados foram obtidos junto à área de monitoramento operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima. (sapo). Baseia-se em uma régua usada para medir o nível da água de um rio.

No último sábado (10), o medidor do Centro de Coleta de Água Bruta de Kaeru registrou nível de água de 22 centímetros, e no domingo (11), o medidor de nível de água registrou 18 centímetros. O nível medido na segunda-feira (12) era de 11 centímetros, mas na terça (13) o nível caiu para 5 centímetros (veja diagrama abaixo).

A seca no estado de Rio Branco é observada desde setembro do ano passado, quando terminou o período chuvoso no estado. Os municípios que mais preocupam as autoridades locais são Boavista, Bonfim, Canta, Amajari, Normandia, Pacaraima e Huiramta. “O Rio Blanco é o principal manancial de abastecimento da capital. “Já estamos em alerta e tomando as medidas necessárias para garantir que o abastecimento de água continue funcionando a plena capacidade”, enfatizou Paulo Andersson, gerente do Sistema de Abastecimento de Água Frog.

No total, a água do Rio Branco é distribuída para 70% da população, e 30% vem de poços artesianos perfurados em diversos pontos da capital. A Caer distribui água para cerca de 115 mil consumidores na capital, mas a empresa conta toda a população de 413 mil como consumidores. A crise hídrica do estado já resultou na redução de 20% na produção de água potável de 94 poços, disse o administrador.

Em 2016, quando o estado enfrentou a pior seca já registrada, os níveis de água totalizaram -59 centímetros. A seca foi ainda agravada pelo fenómeno El Niño, que provoca um aquecimento anormal no Oceano Pacífico equatorial.

Em setembro passado, o Rio Branco, um dos quatro principais rios da bacia amazônica, registrou o menor nível de água já medido naquele mês, segundo relatório do Sistema Geológico Brasileiro (SGB) e da ANA. Os níveis dos rios em outubro ficaram abaixo da média prevista para o mês. O nível atingiu a marca de 1,05 metro.

O valor ideal para esse período é de 2,10 metros. Então estava 1 metro seco. A maior enchente da história no Rio Blanco ocorreu em junho de 2011, quando o nível da água atingiu 10,28 metros.

Compartilhar com:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *