O submarino que levava os tripulantes até os destroços do Titanic no último domingo, 18, desapareceu após 1 hora e 45 minutos de expedição. A Guarda Costeira de Boston, que está realizando as buscas pelo submersível, confirmou que o bilionário britânico Hamish Harding, 59 anos, é um dos passageiros.
Equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá intensificaram os esforços nesta terça-feira, 20. A Guarda Costeira ainda afirmou que as operações de busca são complexas, pois além da superfície, as buscas debaixo d’água envolvem uma região de quase 1.450 quilômetros ao leste de Cape Cod, a uma profundidade de cerca de 4.000 metros.
Após o mergulho, o Titan (submarino) enviava sinais para um barco na superfície, o Polar Prince, a cada 15 minutos, e a última mensagem foi recebida pela embarcação quando o submersível estava próximo dos destroços do Titanic, no Atlântico Norte, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá e a cerca de 3.810 metros de profundidade. Com isso, a possível localização do Titan esteja 3.352 metros mais fundo do ponto a que chegou a operação de resgate subaquático mais profunda e bem-sucedida até hoje, afirmou o jornal britânico “The Sun”.
E quem são os passageiros?
Hamish Harding
É um bilionário de 59 anos e presidente da empresa de aviação Action Aviation. Ele tem três registros no Guinness World Records, segundo a BBC, incluindo o recorde de maior tempo gasto em profundidade total do oceano, em mergulho na Fossa das Marianas. Harding visitou o Polo Sul várias vezes e foi ao espaço em 2022 a bordo de um voo da Blue Origin.
Paul-Henry Nargeolet
Nargeolet é o capitão do submarino e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic. Além de ser a principal “autoridade no local do naufrágio”, ele já liderou ao menos 30 expedições ao local do Titanic e supervisionou a recuperação de cinco mil artefatos. Paul é ex-comandante da Marinha Francesa, piloto de submersível, especialista em mergulho profundo e diretor do programa de pesquisa subaquática para o Grupo E/M e Titanic.
Shahzada e Suleman Dawood
O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman, também estavam a bordo, informou a família em comunicado. Shahzada Dawood é o vice-presidente de um dos maiores conglomerados do Paquistão, a Engro Corporation, que tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologias digitais. Ele mora na Grã-Bretanha com sua esposa e dois filhos.
A identidade do último tripulante ainda não foi confirmada, mas há relatos de que seria Stockton Rush, presidente da OceanGate, segundo a BBC.