Foto: Reprodução/ Internet

A produção de Bem Affleck e seu amigo Matt Damon, dispensa apresentações.

Um filme com um drama impecável sobre a história da 13ª  marca mais valiosa do mundo. Em Air, a história por trás do logo conta a história de como a Nike conseguiu fechar uma parceria com Michael Jordan. O filme conta sobre o tênis que fez história na marca e como a estratégia de marketing revolucionou a Nike.

 A linha de Tênis Air Jordan trouxe uma grande mudança para o marketing esportivo, o que resultou em uma das mais famosas linhas do mundo, tornando seu faturamento em quase US$ 5 bilhões de dólares em vendas em quase 40 anos de existência. O logotipo do “Jumpman” viralizou e é febre mundial.

O filme mostra também algo bem real: como muitos departamentos de marketing de grandes empresas são formados por homens brancos, héteros, cis, de classe média alta e sem qualquer conexão com o público-alvo que querem atingir. Se isso acontece hoje, imagina nos anos 1980.

Air não se esquiva dessa realidade, e faz questão de criar situações em que isso fica evidente. Só que, ao mesmo tempo, é tão envolvente que nos faz relevar esse fato. E se não fosse por um rápido clipe no final, daria para esquecer até que todo esse esforço só deu certo porque, nas quadras, Michael Jordan entregou tudo e muito mais.

Na prática, Air é como se fosse a versão cinematográfica de um dos primeiros comerciais do Air Jordan. Na peça de TV, a Nike dizia que o modelo original tinha sido banido pela NBA por não seguir as regras – que exigiam mais partes brancas no calçado. Na prática não era exatamente isso, mas foi a justificativa perfeita para a marca simplificar o caso ao extremo, colocar o selo de “banido” no modelo e faturar muito com as vendas.

O Filme ficou tão bom que dá até vontade de comprar um Air Jordan no instante em que terminamos de assistir.

Apenas digo, ASSISTAM!

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